Como limpar box de vidro? 5 técnicas que funcionam
Saber como limpar box de vidro é fundamental para quem deseja desfrutar de uma superfície translúcida e livre de qualquer tipo de sujeira. Em geral, as misturinhas caseiras funcionam, mas é necessário combinar os ingredientes corretamente.
O box é uma das áreas do banheiro que mais acumula sujeira. O vidro, que faz o fechamento do espaço, pode ficar manchado com vestígios de sabonete, condicionador e shampoo. Sendo assim, vale a pena colocar em prática algumas medidas para economizar tempo e dinheiro.
Depois de escolher o box de vidro ideal para banheiro, é preciso saber como limpar. A seguir, veja as melhores técnicas de como limpar box de vidro corretamente.
Truques de como limpar box de vidro
1 – Água morna e detergente neutro
Em primeiro lugar, se o vidro do box não estiver tão sujo, use a combinação básica de detergente e água para fazer a limpeza.
Você vai precisar de:
- 2 colheres (sopa) de detergente neutro;
- 2 xícaras (chá) de água morna;
- Recipiente médio;
- Esponja simples
Como limpar?
- Junte a água morna e o detergente neutro dentro do recipiente;
- Com o auxílio de uma esponja (use o lado macio), aplique a misturinha por toda a superfície de vidro, utilizando movimentos numa mesma direção;
- Em seguida, enxague o vidro com água morna;
- Seque o vidro utilizando um pano de microfibras.
2 – Água, detergente neutro e vinagre branco
Para tornar a misturinha anterior mais poderosa, use vinagre branco de álcool. Este produto é um grande aliado da faxina porque é capaz de desengordurar, desinfetar, proteger contra mofo e deixar a superfície brilhante.
Os materiais necessários são:
- 2 xícaras (chá) de água morna;
- Recipiente médio;
- 3 colheres (sopa) de vinagre branco de álcool;
- Esponja simples
Como limpar?
Reúna o vinagre, a água e o detergente em um recipiente. Misture bem. Aplique a mistura com a ajuda de uma esponja macia, fazendo movimentos na mesma direção. Enxágue com água morna.
3 – Água, vinagre branco e álcool
O álcool 70 também torna a misturinha poderosa. Além de limpar bem qualquer superfície, ele também elimina bactérias.
Você precisa de:
- 1 xícara (chá) de álcool 70;
- 1 xícara (chá) de água;
- 1 colher (sopa) de vinagre branco;
- Esponja macia;
- Recipiente médio.
Como limpar?
Misture todos os ingredientes no recipiente. Em seguida, aplique sobre o box de vidro, usando o lado macio da esponja. Enxágue com água. Aplique papel toalha para finalizar.
4 – Água, bicarbonato e vinagre branco
Diante de um box muito sujo, com manchas esbranquiçadas, você deve usar bicarbonato de sódio na mistura caseira. Este produto, por ser uma substância alcalina, ajuda a acabar com sujeiras mais difíceis.
Os itens necessários para a limpeza são:
- 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio;
- 1 colher (sopa) de vinagre branco de álcool;
- Um pouco de água morna;
- Recipiente;
- Esponja simples.
Como limpar?
Reúna o bicarbonato e o vinagre em um recipiente. Em seguida, junte um pouco de água morna e misture bem, até formar uma pastinha.
Aplique a pasta sobre o vidro, usando o lado macio da esponja. Faça movimentos sempre na mesma direção. Aguarde 10 minutos para o bicarbonato agir.
Por último, enxágue o vidro com água morna e seque a superfície com papel-toalha ou pano de microfibra.
5 – Produto limpa-vidros
O limpa-vidros tradicional, encontrado à venda nos supermercados, continua sendo uma das melhores formas de como limpar box de vidro. Sua fórmula é pensada especialmente para este tipo de material, portanto, não causa danos como manchas.
Aliás, se o vidro estiver muito sujo, você não tem muitas opções a não ser investir em um produto específico. O limpa-vidros é ideal para limpar superfícies expostas ao vapor e à gordura, por exemplo.
Em suma, não borrife o limpa-vidros direito na superfície. Aplique o produto primeiro no lado macio da esponja ou numa flanela e somente depois passe por todo o box. Com isso, você evita a presença de resíduos capazes de manchar ou deixar a aparência do vidro opaca.
Outro ponto importante: o movimento das mãos. Ao limpar o box de vidro, é necessário empregar uma movimentação constante, seja ela na vertical ou na horizontal. Dessa forma, o resultado da limpeza será muito superior.
Após a aplicação da misturinha ou produto
Por fim, para deixar a limpeza perfeita, passe um pano seco por toda a superfície do vidro. Escolha uma flanela que não solte fiapos e que seja bem macia – incapaz de danificar o material.
O vidro ficou embaçado? Algumas manchas ainda persistem? Então, opte por remover o produto usado na limpeza com água em abundância. Enxágue todas as partes da mesma forma para obter um resultado homogêneo.
Agora, a finalização da limpeza depende do uso de um papel toalha. Este sim, ao contrário do jornal, tem a capacidade de remover as marcas e fiapos que insistem em permanecer no vidro.
Portanto, use papel toalha para finalizar a secagem do box de vidro e não para realizar a limpeza em si. Em suma, aplique este produto absorvente duas vezes seguidas sobre o vidro, a fim de obter o melhor polimento. O resultado final será uma superfície brilhante e sem qualquer tipo de mancha.
O que NUNCA fazer ao limpar box de vidro?
❌ Usar jornal velho
Antes de tudo, esqueça a velha técnica de usar jornal velho para limpar vidro sujo ou manchado. Esse tipo de ação deixa as marcas de impressão no vidro e vai dar um trabalho em dobro durante a faxina.
❌ Usar produtos à base de solvente
O vidro é uma superfície frágil e que pode sofrer danos com facilidade. Portanto, jamais use produtos à base de solventes, como é o caso de saponáceos e ácidos. Isso pode comprometer não só a textura do material, como também a integridade do acabamento.
❌ Usar água sanitária e cloro
Alguns produtos são definitivamente proibidos na hora de limpar box de vidro, como é o caso da água sanitária e do cloro. Ambos podem estragar o material, ou seja, causar danos irreparáveis.
Lembre-se que a água sanitária, quando usada em grande quantidade ou combinada com outros produtos de limpeza, faz mal à saúde. Ela causa irritação no nariz e dores de cabeça. Aliás, a situação se torna ainda mais perigosa quando o banheiro tem pouca ventilação.
❌ Usar palha de aço
Jamais use materiais abrasivos para limpar o vidro, pois isso pode causar arranhões e danificar para sempre a superfície. A melhor escolha é sempre optar por uma flanela ou pelo lado macio da esponja.
O vidro é um material durável e que não precisa passar por manutenção o tempo todo, especialmente se a instalação for realizada por uma boa vidraçaria em Guarulhos. Desse modo, se você zelar pela integridade do box durante as faxinas, ele permanecerá intacto por muitos e muitos anos.
Por fim, seguindo as dicas de como limpar box de vidro, você nunca mais vai sofrer com a aparência “engordurada” que fica na superfície após o banho.