Pele de vidro

Em algum momento da sua vida, você deve ter parado para contemplar uma fachada com pele de vidro por alguns instantes. Este revestimento moderno chama atenção nas grandes cidades, marcando presença especialmente nos edifícios corporativos.

O revestimento com pele de vidro começou a ser usado nos anos 60. No entanto, o método de aplicação foi aprimorado com o passar dos anos, até chegar à técnica avançada que temos hoje – que camufla completamente a estrutura de alumínio.

O que é a pele de vidro?

A pele de vidro, também chamada de fachada-cortina ou structural glazing, é um tipo de revestimento usado em fachadas para transmitir a sensação de sofisticação e modernidade.

O acabamento pode ser transparente, fumê ou espelhado – tudo depende das especificações de cada projeto.

Em suma, a pele de vidro é uma solução prática e eficiente, que consiste na aplicação de peças de vidro em quadros de alumínio.

Além de contribuir com a estética de um projeto arquitetônico, a técnica também é sinônimo de durabilidade e resistência.

A pele de vidro espelhado é o tipo mais usado na construção civil, afinal, ela garante todos os benefícios de um revestimento com vidro, sem comprometer a privacidade.

Por se tratar de um revestimento popular na arquitetura moderna, a pele de vidro também é usada para deixar as fachadas de casas mais sofisticadas e imponentes.

Características e propriedades da pele de vidro

A pele de vidro é composta por vidro laminado, um material resistente e que apresenta uma espécie de adesivo entre as lâminas para evitar estilhaços em casos de quebra.

Em outras palavras, o reforço com ​​película de polivinil butiral (PVB) garante máxima segurança e capacidade de retenção de fragmentos.

O vidro laminado utilizado para fabricar a pele pode receber outros tratamentos, como é o caso do controle solar, que proporciona conforto térmico e filtra os raios UV que são nocivos à saúde.

No que diz respeito à estrutura de suporte e fixação, a pele de vidro é instalada com adesivo estrutural de 3m, que pode ser de três modelos:

  • stick ou grid: primeiro é montada a estrutura de fixação para, depois, fazer a colagem do vidro;
  • unitizado: a colagem do vidro na estrutura ocorre na fábrica, portanto, o sistema já chega pronto para ser instalado na fachada, com o auxílio de um guindaste;
  • híbrido: une os dois sistemas anteriores para otimizar ao máximo o serviço.

Além disso, para a estrutura ter um bom desempenho, é necessário que ocorra a vedação contra ar, água e raios solares. Isso é feito com guarnições e silicones.

Os vãos da pele de vidro também precisam ser tratados para que seja possível o isolamento acústico do ambiente. Assim, os barulhos e ruídos da rua não interferem no dia a dia de quem trabalha ou mora no prédio.

Vantagens da utilização da pele de vidro

  • Maior entrada de luz natural: a claridade natural dos ambientes é otimizada durante o dia, gerando economia de energia elétrica.
  • Valor estético: qualquer fachada com pele de vidro fica mais moderna e sofisticada.
  • Isolamento térmico: preserva o conforto térmico dos ambientes internos, sem prejudicar os espaços com o calor gerado pela incidência de raios solares;
  • Isolamento acústico: as propriedades do revestimento reduzem a incidência de barulhos externos, sendo assim a escolha perfeita para prédios localizados em grandes centros comerciais.
  • Rápida instalação: em comparação com outros métodos construtivos, a pele de vidro é 5 vezes mais rápida.
  • Sensação de amplitude: a visão do exterior faz o espaço parecer maior do que realmente é.
  • Durabilidade e resistência: a película é considerada altamente resistente e durável, portanto, proporciona segurança para quem está dentro ou fora do edifício.
  • Economia: a pele de vidro recebe tratamento, portanto, dispensa o uso de cortinas e persianas nos ambientes internos.
  • Fácil limpeza: usando apenas água e sabão, é possível manter a pele de vidro sempre limpa. Além disso, o material não retém partículas e manchas com facilidade.
  • Valorização do imóvel: esta estética moderna aumenta o valor do edifício.

Processo de instalação da pele de vidro

Planejamento

Em primeiro lugar é necessário fazer um planejamento para determinar as propriedades do material, o tamanho dos quadros, a paginação da fachada, entre outros detalhes.

Tudo deve estar em conformidade com as normas de segurança da ABNT (NBR 7199 – Vidros na Construção Civil) para garantir segurança.

Estruturação

É constituído o esqueleto da fachada, utilizando colunas, luvas e travessas. Além disso, a etapa também inclui a fabricação dos quadros de alumínio e a colagem da pele de vidro. O processo de fixação requer fita adesiva ou silicone industrial.

Vedação

Uma das etapas mais importantes do acabamento, pois garante proteção contra os sons e intempéries.

Fiscalização

Um fiscal de obra é encarregado de verificar se a fixação dos painéis de vidro foi realizada corretamente, ou seja, de acordo com as regras do projeto e as normas da ABNT.

Manutenção e cuidados com a pele de vidro

  • Limpeza adequada: os vidros e perfis devem ser limpos regularmente por uma empresa especializada, pois assim é possível evitar o acúmulo de poeira e outros tipos de sujeiras. Além disso, produtos abrasivos são proibidos, pois danificam a superfície.
  • Inspeção periódica: inspecionar a estrutura regularmente é uma forma de consertar pequenos danos e evitar desgastes capazes de comprometer a segurança da edificação. Os quadros de alumínio exigem cuidado especial para evitar corrosão. Aliás, os problemas de vedação também precisam ser corrigidos.

Quanto custa pele de vidro?

O preço da pele de vidro em Guarulhos varia de acordo com as especificações de cada projeto. Por esse motivo, é importante solicitar um orçamento personalizado.

A fabricação e instalação da pele de vidro requer a contratação de profissionais qualificados. Somente assim o projeto terá uma fachada bonita, segura e funcional.

Peça um orçamento

Entre em contato e solicite um orçamento.