Esquadrias de alumínio
As esquadrias de alumínio são estruturas usadas na construção civil junto com folhas de vidro, com o objetivo de dar forma às portas e janelas.
Os primeiros modelos de esquadria de alumínio chegaram ao mercado nos anos 60, com a intenção de substituir as clássicas estruturas de ferro e madeira.
A esquadria de madeira requer tratamento adequado para não sofrer com pragas, como cupim e broca. Isso torna o seu uso muito complicado na obra ou reforma.
As esquadrias de ferro também têm desvantagens, pois este tipo de material não possui resistência às ações do clima, como é o caso da maresia nas cidades litorâneas.
Diante desses fatores, o uso de esquadrias de alumínio é a melhor opção para quem busca durabilidade e bom custo-benefício.
O que são esquadrias de alumínio?
A esquadria de alumínio é uma estrutura metálica durável, resistente e que não necessita de manutenção frequente. Ela é usada como armação em portas, janelas e portões.
A principal função de uma esquadria na obra é suportar os vidros com segurança e de acordo com as necessidades de cada projeto.
Atualmente, estima-se que 80% do consumo de aço pelo setor de construção civil ocorre por causa da venda de esquadrias, superando assim todos os materiais concorrentes, como aço, madeira, ferro e PVC.
Vantagens das esquadrias de alumínio
Durabilidade
Em suma, o material suporta umidade, calor, frio e tempo seco sem sofrer qualquer tipo de dano na sua estrutura ou desgaste. Por ser mais resistente do que a madeira e o aço, confere durabilidade à estrutura.
Quando produzida com material de boa qualidade, a esquadria pode durar de 20 a 30 anos intacta. Contudo, esta durabilidade também está condicionada à instalação adequada.
Resistência
Outro ponto relevante é a resistência do material à corrosão ou ferrugem. Portanto, as esquadrias de alumínio podem ser usadas tranquilamente e sem restrições. As condições de chuvas e raios solares não oferecem riscos.
Isolamento acústico
Os componentes que formam a estrutura garantem isolamento acústico, portanto, reduz a incidência de barulhos.
Leveza
Em comparação com outros materiais, a esquadria de alumínio é muito mais leve. Esta característica torna a estrutura prática e funcional. Vale lembrar, ainda, que toda essa leveza não interfere no quesito firmeza e segurança.
Versatilidade
As armações são usadas para erguer diferentes estruturas em uma obra, como painéis, portas, janelas e portões. Desse modo, a versatilidade existe porque são muitas possibilidades de aplicação.
Design moderno
As esquadrias de alumínio se adaptam aos mais diversos projetos de arquitetura. Portanto, podem aparecer tanto na construção de uma casa minimalista como também em imóveis clássicos.
As armações podem ser confeccionadas sob medida, de acordo com as necessidades de cada projeto. Assim, é possível inovar com relação às cores e aos acabamentos.
Em geral, as esquadrias adquirem uma nova aparência a partir de uma pintura eletrostática. Este acabamento oferece proteção e também transforma a aparência de uma casa.
Quem busca um design mais clean e limpo, por exemplo, pode escolher uma porta de vidro com esquadria de alumínio pintada de branco, por exemplo.
Por outro lado, se a ideia é deixar a estética da casa mais moderna, então vale a pena usar estruturas metálicas pintadas de preto tanto nas portas quanto nas janelas.
Economia
Por fim, a combinação de esquadrias e painéis de vidro otimizam a entrada de luz natural nos ambientes internos. Desse modo, os gastos com a conta de luz se tornam menores.
Como usar esquadrias de alumínio?
Veja, a seguir, algumas inspirações para o seu projeto:
- Janelas de esquadrias de alumínio: os modelos pintados de preto fosco e branco são os mais procurados no mercado atualmente.
- Portas de esquadrias de alumínio: são perfeitas para promover a integração de ambientes internos e externos. Além disso, criam divisórias leves e fáceis de combinar com qualquer estilo de decoração.
- Portões de esquadria de alumínio: as estruturas charmosas e funcionais deixam a fachada da casa com um visual mais moderno.
Como limpar esquadrias de alumínio?
A limpeza da esquadria de alumínio é muito simples: use água, detergente neutro e uma esponja macia. Assim, você consegue fazer uma higienização completa e sem prejudicar o material.
Agora, se a estrutura estiver muito suja, a solução é preparar uma mistura com 2 litros de água morna, 1/2 xícara de vinagre de álcool e 1/4 de xícara de bicarbonato de sódio.
Aplique a mistura de cima para baixo, removendo primeiro a sujeira da parte externa e depois da parte interna.
Para finalizar a limpeza e dar brilho, passe um pano macio e seco por toda a esquadria.
Cuidados necessários
Por mais que o alumínio seja resistente e durável, é importante ter cuidado com os produtos utilizados na sua instalação. Ele não pode manter contato com peças de aço ou ferro, como é o caso dos parafusos. Esse tipo de situação pode resultar no aparecimento de ferrugem.
Assim, o instalador deve dar sempre preferência aos materiais fabricados com metais inoxidáveis.
Como as esquadrias são instaladas?
A instalação das esquadrias deve ser realizada por profissionais capacitados para garantir o melhor resultado. Um dos aspectos mais importantes no processo é a vedação, afinal, isso garante total proteção à água e evita problemas de vazamento.
Em geral, os instaladores usam silicone para evitar a entrada de água no interior da esquadria. Quando esta etapa não ocorre corretamente, existe o risco da estrutura não ser tão durável e, assim, necessitar de manutenção.
Outro aspecto importante da instalação é a aplicação de silicone na junta que existe entre a esquadria e o contramarco. Este cuidado garante uma vedação completa e eficaz.
Qual o preço das esquadrias de alumínio em Guarulhos?
O valor das esquadrias de alumínio varia de acordo com as especificações de cada projeto, por isso é necessário solicitar um orçamento.
Profissionais especializados sabem como calcular esquadrias de alumínio, considerando medidas, quantidades e aproveitamentos de perfis.