Fechamento de área com vidro
O fechamento de área com vidro é uma tendência em prédios residenciais. Esse sistema valoriza o apartamento e aumenta o conforto dos moradores. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados e respeitar as regras do condomínio para não provocar alterações na fachada.
Em geral, o uso de placas de vidro para fechar um espaço é comum em sacadas modernas, mas também pode aparecer em outros projetos.
O que é fechamento de área com vidro?
O fechamento de área com vidro é uma solução muito utilizada em espaços como sacadas, varandas e áreas de serviço.
Além disso, também se destaca como uma boa escolha para proteger o quintal, o jardim ou qualquer outra área externa.
O envidraçamento é uma forma de preservar a segurança do imóvel, sem comprometer a visão do exterior. Assim, tem como descansar no espaço confortavelmente, evitando o contato direto com vento, chuva ou ruídos.
Em suma, não existe um sistema de fechamento capaz de vedar 100%. Assim, em caso de chuva muito forte, pode acontecer de entrar água entre os vãos e molhar um pouco a sacada. No entanto, a vidraçaria busca formas de garantir a menor incidência possível de vazamentos.
Quais as vantagens do fechamento de áreas em vidros?
- Protege o espaço contra as intempéries do clima, como chuva, sol e vento;
- Garante segurança para crianças e animais de estimação;
- Possibilidade de abertura total ou parcial do vidro;
- A área útil é ampliada e se transforma em um verdadeiro espaço de convivência;
- Valorização do imóvel;
- Diminuição de ruídos;
Design moderno e elegante; - Aproveitamento total da luz natural no ambiente.
Tipos de fechamento de área com vidro
Envidraçamento de sacada
Em primeiro lugar, o fechamento de vidro para sacada é uma forma de garantir proteção e conforto para todos os moradores, sem comprometer o design e a visão externa.
A sacada de apartamento envidraçada não sofre com os danos causados por chuva, vento e calor. Além disso, ela conta com uma proteção contra poeira, poluição e ruídos de ruas movimentadas.
Antes de fazer o fechamento da varanda com vidro, é muito importante que o proprietário do imóvel converse com o síndico e peça duas coisas: o regulamento do condomínio e a aprovação do projeto. Somente assim a obra tem condições de ser realizada.
Fechamento de vidro para área de serviço
O fechamento consiste em criar uma divisória com vidro temperado, que separa a lavanderia da cozinha. Desse modo, as roupas penduradas no varal não ficam com odores e uma possível desordem no espaço fica “escondida”.
O fechamento é realizado com vidro temperado, que pode ter textura ou não. As placas são instaladas em um perfil de alumínio. Um dos materiais mais utilizados é o vidro canelado.
Quais são os tipos de vidro para fechamento?
O tipo de vidro mais recomendado para fechar espaços trabalho é o vidro laminado, pois ele apresenta resistência e durabilidade. Além disso, ele também tem em sua composição elementos que unem as chapas e evitam que os cacos se desgrudem em caso de acidente.
Já o vidro temperado não é tão indicado para fechar varandas. Embora seja um material durável e resistente, ele não tem proteção contra fragmentos. Assim, caso a estrutura quebre, os pedaços de vidro se espalham facilmente e oferecem riscos.
No que diz respeito ao acabamento e às tecnologias, há opções para todos os gostos, bolsos e estilos de decoração. O material mais utilizado para o fechamento é o vidro incolor liso, pois ele não interfere na visualização da paisagem externa.
O modelo de vidro habitat é muito recomendado para este tipo de estrutura, afinal, ele possui uma camada de proteção térmica capaz de reduzir o calor do ambiente em até 70%. Além disso, o material também consegue bloquear a entrada dos raios ultravioleta (UV) em até 99%, evitando assim vários problemas de saúde.
Então, se o sol da tarde incide sobre a sua sacada, isso não será um problema capaz de comprometer o conforto no espaço.
Os diferentes sistemas de fechamento
Em geral, os fechamentos mais utilizados no Brasil vão do piso ao teto. Os sistemas adotados pelos projetos são:
Sistema Europeu
A sacada com sistema europeu de envidraçamento é ideal para relaxar e curtir com a família, afinal, a estrutura protege o espaço contra a incidência dos rídos externos.
Em suma, o fechamento é feito com painéis de vidro temperado, que são alinhados sem a necessidade de esquadrias. Assim, as folhas correm diretamente por um trilho.
Com o sistema europeu, o morador pode abrir e fechar os vidros de acordo com a sua necessidade e sem sofrer com travamentos.
Sistema Stanley
O fechamento stanley tem como principal característica o uso de um sistema de carrinhos para conduzir portas de vidro. Desse modo, a abertura do vão é maior e a visão ampla do cenário externo é otimizada.
Sistema Versatik
Outro tipo de fechamento de área com vidro, muito utilizado em sacadas, é o sistema versatik. Ele funciona como se fosse uma janela, garantindo assim uma abertura de até 70%. É uma solução muito segura e que garante a proteção do espaço contra as intempéries do clima.
Sistema Reiki
Por último, temos um sistema de fechamento de sacada conhecido como reiki, que possibilita deslizar os vidros com facilidade e fazer uma abertura total ou parcial. É uma escolha prática, segura e com boa vedação.
Quanto custa para fechar uma área de vidro?
O preço do fechamento de área com vidro varia de acordo com as características de cada projeto.
De qualquer forma, é fundamental contratar uma empresa especializada para realizar o serviços, pois existem regras do condomínio para respeitar, assim como a norma da ABNT criada especialmente para garantir a segurança e a qualidade dos sistemas de fechamento. Qualquer sistema deve estar em conformidade com a NBR 16259 de 2014.
Outro ponto muito importante: quem tem sacada com fechamento de vidro precisa contratar um profissional especializado para fazer uma manutenção anualmente. Assim, tem como substituir componentes gastos e fazer pequenos consertos que aumentam a segurança e o conforto dos moradores.