Janelas de vidro
As janelas de vidro são fundamentais em qualquer obra de construção civil. No entanto, para fazer a escolha certa, é necessário considerar as necessidades de cada ambiente, bem como o estilo da decoração.
Na hora de escolher as janelas, é fundamental considerar fatores como estilo da decoração, tipo de abertura, forma de uso e material.
O que é janela de vidro?
As janelas de vidro são aberturas compostas por 95% de vidro e 5% de esquadrias de alumínio, madeira ou outro tipo de material. Elas existem com a finalidade de facilitar a entrada de luz natural e ar fresco nos ambientes internos.
Os diferentes materiais utilizados, como vidros duplos ou triplos, são capazes de promover o isolamento térmico e acústico, tornando os espaços mais agradáveis.
No que diz respeito à estética, a janela de vidro pode ser desenhada para construções com estilo minimalista, clássico, moderno ou contemporâneo. Já o tipo de vidro escolhido geralmente é transparente para não prejudicar a visualização da área externa.
Agora, quando se trata de segurança, a melhor saída é instalar grades nas janelas de vidro. Esse tipo de medida previne acidentes com crianças.
Importância das janelas de vidro na arquitetura
- Favorecimento da luz natural: contribui com a entrada de iluminação natural no ambiente interno, tornando a atmosfera mais agradável;
- Conexão com o exterior: elas estabelecem conexão com a área externa da casa, proporcionando uma vista especial aos moradores;
Melhora a ventilação: as janelas de vidro favorecem a entrada de ar no ambiente, portanto, contribuem com a circulação do ar; - Aumenta a sensação de amplitude: a luz natural se espalha no ambiente com mais uniformidade, colaborando com a sensação de amplitude do espaço;
- Ganho estético: a transparência do vidro adiciona elegância e sofisticação à arquitetura da casa;
- Eficiência energética: o vidro reduz a transferência de calor, portanto mantém o conforto térmico dos ambientes internos sem a necessidade de sistemas de refrigeração ou aquecimento;
- Economia de energia: basta abrir um pouco a janela para entrar ar na casa e tornar o ambiente mais agradável. Portanto, é possível reduzir os custos com a conta de luz e diminuir os impactos ambientais.
Modelos de janela de vidro
Janelas deslizantes
Esse tipo de janela é composto por painéis móveis de vidro, que deslizam na vertical ou horizontal. Em suma, o modelo favorece a entrada de luz natural nos ambientes, deixando os cômodos da casa mais claros e arejados.
Graças ao mecanismo de deslizamento, os moradores podem controlar melhor a ventilação dentro de casa, tornando a atmosfera mais fresca e confortável.
Outra vantagem da janela deslizante é a sua estética minimalista e limpa, que combina praticamente com todos os estilos de decoração.
Janelas basculantes
A janela basculante, como o próprio nome já diz, utiliza um mecanismo de básculo para realizar os movimentos de abertura e fechamento das folhas. Em geral, a instalação deste modelo ocorre em locais altos e de difícil acesso.
A grande vantagem do modelo é a sua abertura parcial, que facilita a entrada de ar fresco em casa. Assim, a atmosfera fica agradável, sem comprometer a segurança e a privacidade.
Janelas pivotantes
O modelo executa o giro das folhas em torno de um eixo, chamado de pivô. Desse modo, tem como criar aberturas parciais em diversos ângulos.
As janelas pivotantes possuem um visual mais marcante do que outros modelos, como é o caso da clássica janela deslizante. Elas agregam valor estético ao projeto, controlam a ventilação e podem ser instaladas em diferentes ambientes.
Janelas maxim-ar
Em suma, para abrir esse tipo de janela, é necessário empurrar a sua folha para fora. O sistema de alavanca pode ser manuseado com facilidade e não requer o emprego de força para executar os movimentos de abrir e fechar.
A folha da janela, projetada para fora, tem uma abertura de até 90º, garantindo mais controle de privacidade. Por esse motivo, o modelo é utilizado com frequência nos banheiros da casa.
Janelas pantográficas
Com folhas articuladas que correm sobre um trilho, este modelo de janela é indicado para locais espaçosos. Além disso, ele combina com qualquer tipo de fachada.
Janelas venezianas
A janela de vidro veneziana permite controlar 100% a entrada de luz natural no ambiente, podendo deixar o espaço totalmente iluminado ou escuro. Em suma, é a melhor escolha para quartos.
Janelas fixas
A janela fixa não possui qualquer tipo de abertura. Portanto, tem apenas a função de favorecer a entrada de iluminação natural nos ambientes internos.
Janelas Bay Window
É um tipo de vitrô, muito popular na arquitetura inglesa, que possui três faces: uma paralela à estrutura da casa e outras duas no sentido lateral. O modelo tem potencial para iluminar e arejar.
Janela camarão
Com folhas dobráveis, a janela camarão pode ser interessante para aberturas amplas.
Como escolher janela de vidro para casa?
Localização da instalação
Em primeiro lugar, considere as características e necessidades do ambiente no qual a janela será instalada. Muitas vezes, um modelo que funciona bem na cozinha não tem a mesma eficiência no quarto e vice-versa.
Para fazer a sua análise com precisão, considere três pontos fundamentais: estilo de decoração, iluminação e ventilação.
Escolha o tipo de vidro ideal
Existem vários tipos de vidro. Para janelas, os mais recomendados são do tipo temperado e laminado, que possuem uma lâmina unindo as placas para evitar estilhaços em caso de quebra. Assim, a estrutura se torna mais segura e resistente.
Outra opção interessante é o vidro acústico, que se parece com o laminado, mas possui um vácuo entre as lâminas de vidro para evitar a propagação do som.
Considere o estilo e o design
O vidro combina com todos os estilos de arquitetura. No entanto, você deve considerar os outros materiais que aparecem no acabamento, como é o caso das esquadrias de alumínio, madeira ou PVC.
Em suma, as janelas de vidro devem se harmonizar com as portas e outros elementos da fachada.
Reconheça o seu orçamento
Por último, considere o limite do seu orçamento para fazer a escolha certa. Quem tem mais verba disponível para investir na obra, por exemplo, pode apostar em um tipo de vidro acústico, que resolve a questão da intensidade de barulho nas grandes cidades.
Qual o preço da janela de vidro em Guarulhos?
O preço varia de acordo com as especificações de cada projeto, bem como os materiais escolhidos. Por isso é necessário solicitar um orçamento personalizado.
É muito importante contratar uma empresa especializada para fazer a instalação das janelas de vidro. Os profissionais capacitados reconhecem as regras estabelecidas pela NBR 7199 e garantem a segurança da estrutura.
Depois de instalar as janelas, os profissionais fazem uma espécie de inspeção para verificar se a vedação foi realizada corretamente. Assim, tem como se prevenir de problemas futuros, como infiltrações, danos estruturais e perda de eficiência energética.