Muro de vidro
O muro de vidro é uma estrutura presente nas fachadas modernas. Além de favorecer a integração visual dos espaços internos e externos, ele também garante segurança, resistência e durabilidade para as construções.
Em geral, os clássicos muros de alvenaria e grades transmitem a sensação de aprisionamento nas grandes cidades. No entanto, isso pode ser resolvido com um fechamento em muros de vidro.
Quem nunca parou para admirar uma fachada de muro com vidro que atire a primeira pedra. A estrutura apresenta segurança e resistência, por isso tem diversas aplicações na arquitetura.
Mais do que proporcionar a sensação de amplitude, o muro de vidro aumenta o contato com a natureza e favorece a entrada de iluminação natural na residência ou estabelecimento comercial.
O que é muro de vidro?
O muro de vidro é uma estrutura que tem como proposta unir áreas naturalmente separadas. Isso inclui a entrada de um edifício e a calçada ou a parte interna e externa de uma casa, por exemplo.
A estrutura oferece segurança e proteção para o imóvel, afinal, é fabricada com vidro temperado. Este tipo de material passa por processo térmico, por isso tem mais dureza e resistência do que o vidro comum.
Em geral, os projetos de muros utilizam um vidro com espessura de 10 milímetros para garantir máxima proteção.
Diferente do muro de concreto ou de tijolo, o muro de vidro não pode ser escalado. Ele possui estrutura escorregadia difícil de ser superada por criminosos.
O muro de vidro com alumínio, por exemplo, se destaca como um dos mais usados. Ele resiste ao contato direto com a água da chuva, pois o material da esquadria não sofre com ferrugens.
Vantagens dos muros de vidro
- Integração visual: a área externa se integra com a interna graças à transparência do material.
Mais claridade na entrada: aproveitamento da luz natural; - Apreciação da vista: é possível apreciar facilmente a paisagem do lado de fora do imóvel;
- Sensação de amplitude: faz um espaço parecer mais amplo do que realmente é.
Durabilidade e resistência: não sofre danos com as intempéries, como é o caso da exposição às chuvas, ventos e sol. - Segurança: apesar da aparência frágil, o muro de vidro apresenta resistência aos impactos e não quebra com facilidade.
- Baixa manutenção: não exige pintura ou a aplicação de produtos como verniz.
- Personalização: é possível escolher o tipo de vidro que será usado, bem como as dimensões do muro.
- Combina com tudo: o vidro confere modernidade ao projeto arquitetônico, mas combina com todos os estilos, desde uma fachada contemporânea até uma rústica.
Desvantagens dos muros de vidro
Há dois pontos negativos que merecem ser citados:
- Falta de privacidade: a transparência pode prejudicar a privacidade das pessoas que vivem no imóvel.
- Preço alto: este tipo de estrutura custa duas vezes mais caro do que o muro de alvenaria comum.
Tipos de vidro utilizados em muros
Vidro incolor
É o tipo mais usado nos projetos arquitetônicos, pois cria uma barreira visual mínima e imprime uma estética moderna.
Vidro fumê
Com tonalidade mais escura, o vidro fumê é usado para fabricar um muro capaz de garantir mais privacidade aos moradores.
Vidro verde
Antes de escolher esse tom de vidro mais marcante, verifique se ele combina com os demais elementos da fachada.
Vidro espelhado
Elegante e contemporâneo, este modelo oferece segurança para a propriedade e não compromete a privacidade das pessoas.
Vidro jateado
Este tipo de vidro recebe um jato de areia na sua fabricação, por isso tem um aspecto texturizado, que preserva a privacidade.
Vidro serigrafado
O vidro serigrafado é submetido a uma pintura com tinta especial, portanto, pode ser personalizado com diferentes cores.
Aplicações do muro de vidro
Os diversos modelos de muro de vidro podem ser usados para fins:
Residencial
Nas casas, o muro de vidro é utilizado para compor jardins, varandas e áreas externas. Em geral, ele serve para que os moradores possam aproveitar a vista panorâmica do entorno.
Comercial
A estrutura também aparece em estabelecimentos comerciais, como fachadas de lojas e edifícios com escritórios. Desse modo, a construção adquire uma estética muito mais moderna.
Cuidados na instalação e manutenção
O muro de vidro temperado é seguro, durável e resistente. No entanto, requer cuidados no que diz respeito a instalação e a manutenção da estrutura.
- Melhor vidro: o vidro temperado com 10mm é o mais usado;
- Instalação: é necessário utilizar materiais adequados para a fixação do vidro com segurança, como é o caso dos perfis estruturais de alumínio;
- Limpeza e conservação: o material deve ser limpo periodicamente, utilizando pano macio, água e detergente neutro;
- Manutenção periódica: os componentes de fixação podem sofrer com danos e desgastes, por isso é recomendado realizar manutenção com profissional especializado uma vez por ano.
- Proteção extra: dependendo do local de instalação, o muro de vidro pode necessitar de uma camada adicional de proteção. Isso pode ser feito com películas de segurança ou mesmo com o vidro laminado.
Quanto custa um muro de vidro em Guarulhos?
O preço do muro de vidro depende das especificações de cada projeto. Portanto, solicite um orçamento personalizado para avaliar o custo do material e da instalação realizada por profissionais especializados.